Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Diretoria de Educacao Especial

AEE - O que é

PDFImprimirE-mail

Os Atendimentos Educacionais Especializados – AEE são recursos educacionais e estratégias de apoio e complementação colocados à disposição dos alunos com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento de acordo com as necessidades educacionais especiais de cada aluno.

O papel do Atendimento Educacional Especializado - AEE é o de oferecer o que não é próprio dos currículos da base nacional comum, possuindo outros objetivos, metas e procedimentos educacionais. E suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento que se propõe a atender, bem como deve contemplar as necessidades educacionais especiais de cada aluno, as quais devem estar fundamentadas na avaliação pedagógica.

O Atendimento Educacional Especializado - AEE não deve ser confundido com o reforço escolar nem com o atendimento clínico, tampouco como substituto dos serviços educacionais comuns. Ressalta-se que a escolarização (o desenvolvimento educacional das competências e habilidades relativas aos níveis de ensino) dos alunos com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento deve ser um compromisso da escola e compete à classe comum responder às necessidades dos educandos com práticas que respeitem as diferenças.

 

O AEE na forma de Apoio representa os atendimentos que favorecem o acesso ao currículo e no mesmo turno da escolarização do aluno. Efetiva-se por meio dos serviços de:

Interpretação de Libras - Oferecido para o aluno com surdez

Guia Intérprete - para o aluno com surdocegueira

Professor de Apoio à Comunicação, Linguagens e Tecnologias Assistivas - para alunos com necessidades de suportes na comunicação alternativa com o uso de recursos de tecnologia assistiva e na ambientação escolar de alunos com quadros psiquiátricos que apresentam alto nível de auto e heteroagressividade.

 O AEE na forma de Complementação representa o trabalho pedagógico complementar necessário ao desenvolvimento de competências e habilidades próprias aos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, superdotação/altas habilidades para cursar os diferentes níveis de ensino. Realizado no turno contrário ao da escolarização em salas de recursos, com professor especializado. 

A solicitação de AEE deve ser feita pela escola onde o aluno está matriculado, por meio do preenchimento de formulário específico no SIMADE/Sistema Mineiro de Administração Escolar. Caberá à Superintendência Regional de Ensino - SRE responsável verificar, analisar e aprovar a solicitação. Caso seja indicado o AEE de Sala de Recursos, a SRE indicará a escola que oferecerá o atendimento.

O encaminhamento de alunos ao atendimento educacional especializado compete à equipe pedagógica da escola onde o aluno está matriculado e deve estar fundamentado no Plano de Desenvolvimento Individualizado – PDI do aluno.

icon AEE - autorizados em abril/2015

SIMADE WEB
Magistra
CRV
DESP: CAMG - Rodovia Pref Américo Gianetti, SN - 11º andar - Bairro Serra Verde/BH/MG CEP 31.630-900 Tel:(31)3915-3750
Todos os Direitos Reservados - Aspectos Legais e Responsabilidades